11 de setembro

11 de Setembro: 18h-19.30h

 

Ficheiro em PDF das Comunicações do dia 11-09-2014

 

Mesa 1:
Administração Educacional, Gestão e Lideranças

Moderador: Maria Custódia Rocha Sala:C1.13 EDIFÍCIO LABORATORIAL
21 A procura de explicações no secundário pelos estudantes da Universidade da Madeira António Bento;
Maria Ribeiro
26 Possibilidades e limites da autonomia das escolas. Estudo de caso: o território educativo de Gondomar Filomena Correia
450 Escola, género e gestão escolar em Portugal e no Brasil- apresentação e justificação de um projeto de investigação Maria Custódia Rocha;
Tânia Suely Antonelli M. Brabo
342 A autonomia das escolas a partir das políticas de reforma da administração pública. Contributos para o estudo do PRACE face à administração do sistema educativa José Hipólito Lopes
82 Avaliações externas de aprendizagem no Rio de Janeiro: reflexos no quotidiano escolar Rodrigo Rosistolato;
Ana Pires do Prado
44 Tempo de Ensino, Tempo de Empenhamento e Resultados Académicos/td> Susana Cunha Cerqueira

 

Mesa 2:
Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade

Moderador: Maria Neves Gonçalves Sala: AUDB0.01 EDIFÍCIO LABORATORIAL
12 Formar professores na e para a interculturalidade: o caso do ciclo de conferências do Gesto à Voz: educação de surdos e inclusão Joaquim Melro
76 Cidadania e poder do corpo: a erosão dos direitos José Brás;
Maria Neves Gonçalves
106 Pedagogy of the «socio» in meeting multicultural and non-formal learning in community context «low density» Ernesto Martins
293 Os Imigrantes na Sala De Aula: pistas para Educação Intercultural Cybele Soares
250 Educar para a cidadania num mundoplural: os direitos humanos e comunicação intercultural Joaquim Escola
354 Educação, Cultura e Cidadania na Construção de Pilares do Projeto Europeu com Jovens Sara Pinheiro;
Andreia Caetano

 

Mesa 3:
Ciências da Educação, Interfaces e Diálogos com outras Ciências

Moderador: Isilda Rodrigues Sala: C1.07 EDIFÍCIO LABORATORIAL
227 Projetos de educação para a saúde em meio escolar, da construção à avaliação Cláudia Moreira;
Marta Pinto
20 A explicação de fenómenos físicos em contexto laboratorial por professores e alunos do ensino básico Alcina Figueiroa
23 Para uma leitura do texto-mundo: educação literária, expressão e educação dramática- teatro o conto é teu, o conto é nosso Carla Pires Antunes;
Maria Flor Dias;
Sara Reis da Silva
33 Ciências naturais: uma proposta de formação discente sob a noção de escrita solidária e de letramento científico Maria Eugénia Totti;
Jerson do Carmo
64 Evolução das ilustrações do castanheiro do séc. XVI- um contributo da história da botânica Isilda Rodrigues;
Andreia Carvalho
271 A Dignidade como Valor: Acerca da Contribuição da Filosofia Kantiana para a Educação Edmilson Menezes

 

Mesa 4:
Comunicação Educativa, Redes e Parcerias em Educação

Moderador: Carlos Reis Sala: C1.04 EDIFÍCIO LABORATORIAL
41 O processo cognitivo/subjetivo emergente do acopelamento dos jovens com as tecnologias digitais Maria Cristina Rigão Iop;
Nize Maria Pellanda
67 Mobile Learning para alunos com necessidades educativas especiais (NEE) Jorge Brandão;
Sílvia Cardoso;
Adriana Mendonça;
Joana Figueiredo
92 O papel das TIC no contexto do ensino básico Carla Ravasco;
Carlos Brigas;
Carlos Reis;
Cecília Fonseca;
Joaquim Mateus;
Urbana Cordeiro
115 Desenvolvimento de competências-chave em literacia digital Lurdes Lima;
Angélica Monteiro;
Carlinda Leite
206 As TIC e as Práticas Docentes: a utilização do software educativo “escola-virtual” na prática de ensino supervisionada Henrique Gil;
Cláudia Farinha
149 O aluno, o ensino e a tecnologia: que relação? Cecília Fonseca;
Joaquim Mateus;
Urbana Cordeiro

 

Mesa 5:
Currículo e Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Helena Campos Sala: C1.01 EDIFÍCIO LABORATORIAL
27 A criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido Roselaine Kuhn;
António Camilo Cunha
32 De Par em Par- multidisciplinar e interinstitucional Ana Mouraz;
João Pedro Pego
45 As transições curriculares-entre as tendências do trabalho das escolas e as dificuldades experienciadas dos alunos Ana Mouraz;
Ana Cristina Torres
37 A criatividade matemática na resolução de tarefas de investigação e exploração: uma experiência de ensino no 7.º ano de escolaridade Aldina Rodrigues;
Paula Catarino;
Ana Paula Aires;
Helena Campos
77 Estímulo à autoria escolar: possível fator de permanência na educação profissional de jovens e adultos Jerson Tavares do Carmo;
Karine Lóbo Castelano;
Jusemara Henrique da Silva Pessanha
91 Ambiente de sala de aula e relação pedagógica entre professores e estudantes no ensino superior Carlos Barreira;
Frederico Monteiro;
Graça Bidarra;
Piedade Vaz Rebelo

 

Mesa 6:
Currículo e Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Helena Rocha Sala: C1.14 EDIFÍCIO LABORATORIAL
18 Pesquisas de Campo, PBL e Design Thinking: Percepção de dois professores tutores sobre o que revelam as pesquisas realizadas pelos alunos do Curso Ética, Valores e Cidadania – Pólo EACH-USP – São Paulo – Brasil Kenya Paula Gonsalves Da Silva;
Mario Augusto Costa Valle
30 Quem ensina, não reprova? Reflexões sobre práticas docentes no quotidiano escolar Maria Teresa Esteban
133 A Educação Tecnológica Brasileira: Preparando a Mão de Obra Jovem e Adulta para o Mercado de Trabalho Simone Moreno;
Mirene Marques
54 Uma caracterização dos jogos com maior potencial para estimular a aprendizagem matemática Helena Rocha
376 O ensino aprendizagem da Geometria nos anos iniciais da Educação Básica: um estudo no PIBID/UNIMONTES Graziela Soares Magalhães;
Jussara Rodrigues Cardoso;
Maria Rachel Alves
409 A horta escolar como instrumento de interdisciplinaridade na educação Rubens Pessoa de Barros;
Cláudio Galdino da Silva;
Isis Emanuelly de Oliveira Lima

 

Mesa 7:
Educação, Desigualdades e Diferenças

Moderador: José Almeida Sala: AUD B0.02 EDIFÍCIO LABORATORIAL
35 As escolas TEIP e o sucesso escolar: entre o percurso educativo do/ aluno/a e os resultados académicos Marisa Silva;
Helena Araújo;
Sofia Marques Da Silva
56 Diversas Cidadanias dentro da Diversidade: a Juventude Gay entre Escolas e Culturas Hugo Santos;
Manuela Ferreira;
Sofia Marques Da Silva
66 Uma Análise Sobre a Participação Feminina Brasileira na Criação de Produtos e Processos Industriais Maria Helena Teixeira Da Silva;
Tatiana de Almeida
93 Estudantes com mobilidade reduzida no Ensino Superior: testemunhos na primeira pessoa! Maria Helena Martins;
Maria Leonor Borges;
Teresa Gonçalves;
Henrique Fonseca
138 Renovação do Parque escolar e a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais José Almeida

 

Mesa 8:
Educação, Desigualdades e Diferenças

Moderador: Isabel Costa Sala: AUD-GEOCÊNCIAS
386 Inclusão de alunos com NEE no Ensino Superior: Um Estudo de Caso na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Silvana Diamantino França;
Isabel Costa
399 Acesso, Interculturalidade e Inclusão no Ensino Superior Maria Augusta Manso;
425 Aprendizagens Significativas: Brincadeiras Sensoriais como Agentes Facilitadores do Processo de Ensino aprendizagem de Crianças com transtorno do Espectro Autista Patrícia Santos;
Maria Lopes;
Márcia Ferro
431 A importância da interdisciplinaridade junto das populações especiais na escola. O caso do bócia no desporto escolar Anabela Vitorino;
Cristiana Ramos;
Sónia Morgado
447 O desenvolvimento de uma política de apoio a crianças com necessidades educativas especiais em São Tomé e Príncipe Isabel Piscalho

 

Mesa 9:
Educação, OMG’s e Movimentos Sociais

Moderador: António Braga  AUD. BIBLIOTECA CENTRAL
152 Projeto Ponte: Da Reflexão Coletiva à efetivação da Prática de projetos na Educação Profissional Marcelo Soldão;
Mário Augusto Costa Valle
251 Voluntário ou Compulsório? Do ato associativo na implementação de políticas públicas: reflexões teórico-empíricas à luz de componentes da reforma agrária no Brasil Washington José De Sousa;
Juarez Azevedo De Paiva;
Abdon Silva Ribeiro Da Cunha
368 CRACS (Coletividade Recreativa e de Ação Cultural de Sousela): Um contributo para educação/formação de jovens e adultos em Portugal Carla Cardoso;
Teresa Medina
416 Comunidade quilombola Sertão do Valongo: um aprendizado intercultural António Braga
322 Movimentos sociais: a busca para tornar afirmativa sua presença na sociedade Renata Silva;
Daiane Dantas;
Mariana Caitano
251 Voluntário ou Compulsório? Do ato associativo na implementação de políticas públicas: reflexões teórico-empíricas à luz de componentes da reforma agrária no Brasil Washington Jose De Sousa;
Juarez Azevedo De Paiva;
Abdon Silva Ribeiro Da Cunha

 

 

Mesa 10:
Escola Pública e Percursos de Escolarização

Moderador: Guilherme Silva Sala: AUD.1 GEOCÊNCIAS
1 Quando Participar está ao alcance de ‘Se Entrar’: A Participação das crianças no Jardim de Infância Marta Botelho;
Catarina Tomás
383 O Desafio do Plano de Ações Articuladas (PAR) na Gestão Educacional Brasileira Adriana Valadão;
Elisangela Alves da Silva
55 (Re)configurações da educação de adultos em contexto de implementação de políticas sociais de combate à pobreza: contributos a partir de um estudo de caso Liliana Lopes
240 O estatuto do aluno em ação: dimensões normativas, indisciplina e procedimentos organizacionais Carlos Gomes;
Guilherme Silva;
Daniela Silva
459 Os sentidos de ir à escola e de estudar para jovens rurais do sertão Sergipano Isabela Gonçalves de Meneses
371 A melhoria organizacional mediante a satisfação da comunidade educativa Carlos Gonçalves

 

Mesa 11:
Formação de Professores e Ética Profissional

Moderador: Maria João Mogarro Sala: AUD2 GEOCÊNCIAS
29 O Contributo do Trabalho Colaborativo na Iniciação à Prática Profissional: O exemplo da planificação de uma tarefa Letícia Carvalho
39 A Prática de Leitura na Formação de Professores: a produção de experiências discursivas no Curso de Letras/PARFOR – UFPA Márcio Silva;
Laura Alves
48 Formação inicial de professores: um estudo comparativo de duas instituições de ensino superior europeias Filomena Rodrigues;
Maria João Mogarro
98 Como Formar Hoje Professores para a Escola de Amanhã? – Reflexões sobre a Formação Inicial e a Avaliação da Profissão Docente Clara Anunciação;
Cícera Sineide Dantas Rodrigues
348 O Cordel como Possibilidade investigativa na Formação Docente: Experiências Leitoras de estudantes universitários brasileiros Cícera Sineide Dantas Rodrigues;
Hugo de Melo Rodrigues;
Maria do Socorro Lucena Lima
258 O Modelo de Madeline Hunter: um contributo para a análise da controvérsia Maria da Glória Santos;
Filipa Seabra

 

Mesa 12:

Administração Educacional, Gestão e Lideranças

Moderador: Maria João de Carvalho Sala: AUD CIÊNCIAS FLORESTAIS
204 A atividade inspetiva: controlo ou acompanhamento?
Luciana Joana;
Maria João de Carvalho
38 Equipas educativas: autonomia da escola e colaboração docente Zita Esteves;
João Formosinho;
Joaquim Machado
390 As bibliotecas escolares no contexto da avaliação das escolas Helena Aleluia;
Glória Bastos
438 Administração educacional inclusiva: uma questão de liderança nas escolas públicas Brasil-Portugal Elias Rocha Gonçalves
455 Liderar com a alma: histórias soltas num percurso de vida Ana Isabel Gouveia
279 Formação para participação no grêmio estudantil e contradições no campo da educação escolar: revelações de um percurso Cileda Perrella;
Marcelo Pereira

 

Mesa 13:
Formação de Professores e Ética Profissional

Moderador: Luísa Soares Dos Santos Sala: 2.17 EDF CIÊNCIAS FLORESTAIS
13 Formação Contínua de Professores e Ética Profissional Luísa Soares Dos Santos
219 Concepções sobre a formação ética Profissional do pedagogo: o que “dizem” os (as) alunos(as) egressos no Brasil Sheyla Macedo;
Ana Paula Caetano
356 Ética e integridade académica em Portugal e Espanha Ana Seixas;
Filipe Almeida;
Paulo Gama;
Paulo Peixoto
111 Relatos de experiência: a dicotomia entre a teoria e a prática num curso superior de tecnologia em Petróleo e Gás Andreia Soerensen;
Izilda Guedes;
Angela Maria Remolli
457 Valores, identidade e formação docente no ensino profissionalizante no Brasil Jeane Maria de Melo
40 Formação contínua de professores em Educação Especial: conceções e práticas sobre o Atendimento Educacional Especializado Giovana Pires

 

Mesa 14:
Políticas de Educação Superior

Moderador: Albertina Palma Sala: F2.2 EDF.CIÊNCIAS FLORESTAIS
79 ENADE: um exame de desempenho no centro das atenções de um sistema de avaliação da educação superior do Brasil. Leo Lynce Valle de Lacerda;
Cássia Ferri
88 Uma Discussão sobre Interesse coletivo e Social da Propriedade Industrial na Universidade Pública Maria Helena Teixeira Da Silva;
Tatiana de Almeida
363 Formação profissional para a docência. Um caso em estudo Angelina Sanches;
Adorinda Gonçalves;
Cristina Martins
233 Universidades estaduais da Bahia e a Promoção da Leitura Patrícia Fernandes
273 Para uma Análise Política dos Processos de Reestruturação do Ensino Superior Português no âmbito do “Processo de Bolonha”: referenciais, fóruns e mediadores Albertina Palma

 

Mesa 15:
Currículo, Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Noémia de Carvalho Garrido Sala:F2.8 EDF. CIÊNCIAS FLORESTAIS
134 Metodologias de ensino e práticas docentes. Formação de Educadores e Professores do 1º CEB. Uma experiência no Parque Natural da Serra de São Mamede Miguel Castro
141 A Geografia no Jardim de Infância: Conhecer o Mundo a partir das Narrativas e Paisagem Miguel Castro
434 Currículo e Metodologias de Ensino e Práticas Docentes Marco Aurélio
Nicolato Peixoto;
Ierecê Barbosa
428 Metodologias de ensino para a educação de jovens e adultos e as práticas interdisciplinares Noémia de Carvalho
Garrido
139 Currículo para a Educação Infantil à luz do pensamento de Paulo Freire Danielle Marafon
60 Práticas de ensino partilhado – o papel do especialista e do educador no caso do ensino da música ao nível do ensino pré-escolar Helena Santana;
Rosário Santana

 

Mesa 16:
Ciências da Educação, Interfaces e Diálogos com outras Ciências

Moderador: Clara Costa Oliveira Sala: F1.24 ENGENHARIAS I
6 Musicoterapia e educação e saúde: contributos históricos Clara Costa Oliveira;
Ana Gomes
164 Música: ciências da Educação em Expressão Pedro Filipe Cunha
424 Formação em psicologia no contexto das directrizes curriculares nacionais: uma discussão dos cenários da prática em saúde Andrea Poppe
299 Implicações socioeducativas do fenómeno da medicalização-reflexões em torno de um estudo de caso Sofia Pais
248 Políticas públicas de educação ambiental: um olhar sobre as conferências nacionais infantojuvenil pelo meio ambiente Camila Brito Galvão;
Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
7 Sofrimento e fé em doenças crónicas, contributos para a inovação na formação dos enfermeiros Paula Encarnação Peres;
Clara Costa Oliveira

 

Mesa 17:
Políticas de Educação Superior

Moderador: João Leitão Sala: F 0.18 ENGENHARIAS I
2 A Evolução das qualificações no Ensino Superior João Leitão
36 A Avaliação da Extensão Universitária nas Universidades Federais da Bahia Mariana Simões;
Manuel António Ferreira Da Silva
328 Formação Continuada e Reflexividade Docente: O PIBID no Contexto Educacional Brasileiro Cicera Sineide Dantas Rodrigues;
Jacques Therrien
100 O Abandono no ensino Superior – Um Estudo de Caso Filomena Ferreira;
Preciosa Fernandes
109 Rupturas e Protagonismos nas Práticas Docentes na Educação Superior Eliana Curvelo;
Sónia Maria Duarte Grego