12 de setembro

12 de Setembro: 9h – 10h30

Ficheiro em PDF das Comunicações do dia 12-09-2014

Mesa 18:
Escola Pública e Percursos de Escolarização

Moderador: José Brás Sala: C1.13 EDF. LABORATORIAL
395 O Caixeiro Viajante do Ensino Ana Luísa Fernandes
364 Vivências escolares em contexto TEIP: sentidos atribuídos por jovens do 9º ano de escolaridade Patrícia Ribeiro
423 A realidade do bullying escolar e a percepção do docente Andrea Poppe;
Fernanda Hermínia
453 Parceria entre escola e família: o que pensam os educadores Oralda Adur de Souza;
Araci Asinelli-Luz
75 A escola pública e a construção de uma nova “alma nacional”: os republicanos nos alvores de Novecentos Maria Goncalves;
José Brás
16 Consequências do IDEB e do PDE-Escola: Percepções sobre ações de uma equipe gestora e de docentes em uma Escola Pública no Brasil Sérgio Cunha

 

Mesa 19:
Currículo, Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Carlos Ferreira Sala:C1.14 EDF. LABORATORIAL
9 A avaliação no estágio do 1º ciclo do ensino básico: uma prática centrada no processo de aprendizagem do futuro professor Carlos Alberto Ferreira;
Ana Maria Bastos
120 A Formação de Professores e o Desenvolvimento Curricular Sandra dos Anjos Canário Custódio Ribeiro
127 Avaliação do desempenho docente – Contributo da avaliação pelos pares para o desenvolvimento profissional dos professores Luiz Queiroga;
Albertina Oliveira;
Carlos Barreira
255 O ensino de estratégias de autorregulação de escrita do texto expositivo e do ensaio de opinião no 8º ano de escolaridade Maria Prata
118 O Professor como Construtor de Currículo Sandra dos Anjos Canário Custódio Ribeiro
49 Reciclar Recordações – A magia das Ciências em Contexto de Jardim-de-Infância Carla Cepa;
Maria Eduarda Ferreira;
Carlos Reis

 

Mesa 20:
Administração Educacional, Gestão e Lideranças

Moderador: Henrique Ramalho Sala: C1.07 EDF. LABORATORIAL
68 Avaliação e Accountability: a avaliação de professores como estratégia de controlo de um profissionalismo recentralizado Henrique Ramalho
69 Avaliação e liderança escolar: a emergência de «novas» lideranças intermédias e o seu impacto na administração e gestão da escola Henrique Ramalho
199 Liderança, competência nuclear na educação? (Leadership: a core skill in education?) Artur Gonçalves;
Ana Silva
131 Articulação vertical entre ciclos: uma oportunidade de aprendizagem Antónia Maria Louro Carreira;
Isolina Oliveira
132 A emergência de modelos relacionais Antónia Maria Louro Carreira
167 Impacto e efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas curriculares das lideranças intermédias Graça Machado;
Filipa Seabra;
José Augusto Pacheco

 

Mesa 21:
Globalização e Internacionalização da Educação

Moderador: Francisca Costa Sala:C1.04 EDF. LABORATORIAL
50 Integração/Inclusão de alunos Erasmus em Institutos Politécnicos Regina Gouveia;
Carla Ravasco;
Guilherme Monteiro;
78 Globalização, Educação e Saúde: Desafios triangulares nas políticas (trans)nacionais Joana Figueiredo;
Adriana Mendonça;
Jorge Brandão
117 Respostas institucionais à integração dos estudantes dos PALOP: pontos comuns e divergentes entre duas instituições de ensino superior Susana Ambrósio;
Catarina Doutor;
João Filipe Marques;
EmÍlio Lúcio-Villegas.
163 Educação em Português: reflexão de (futuros) professores sobre potencialidades e difusão da Língua Portuguesa Maria João Macário;
Tatiana Guzeva;
Maria Helena Ançã;
Cristina Manuela Sá.
190 Internacionalização da formação de professores: contributos de duas universidades portuguesas Francisco Sousa;
José Carlos Morgado.
260 Sistema Educativo Português: susceptibilidades e desafios em contexto internacional Francisca Costa

 

Mesa 22:
Ideologias, Valores e Educação

Moderador: Marisa Campos Sala:C1.01 EDF. LABORATORIAL
128 Pedagogias dos séculos XIX e XX: reflexos na sociedade atual portuguesa Carla Guerreiro;
Luís Castanheiro
191 Educação e Autonomização: acerca das ambiguidades de uma relação nem sempre linear e transparente Manuel Barbosa
230 A formação de educadores para a solidariedade Geraldo Soares
282 A influência da vivência de espiritualidade dos professores na relação professor-aluno, na ótica de professores do ensino médio de escolas públicas da cidade de Santos/SP. Natália Camargo Angel;
Sônia Cristina de Almeida Santana e Santos
413 Formação Profissional- Os Cursos de Educação e Formação de Adultos como Fator de Inclusão Social e Empregabilidade Marisa Campos
280 Contributos para a competência ética dos profissionais de odontologia do estado de Minas Gerais – Brasil Ricardo Werneck;
Maria Da Conceição Azevedo
426 Construindo Valores a Partir dos Contos Infantis: na perspectiva de ressignificar os conceitos morais e éticos Patricia Santos;
Maria Lopes;
Márcia Ferro

 

Mesa 23:
Administração Educacional, Gestão e Lideranças

Moderador: Luís Ricardo Sala:AUD B 0.01 EDF. LABORATORIAL
174 Competências curriculares transversais e competências de liderança no Ensino Secundário: As vozes dos alunos António Bento;
Sandra Reinolds
161 Estilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação do desempenho docente. Luís Ricardo
89 O conflito em contexto escolar: transformar barreiras em oportunidades Fernando Silva;
Paula Flores
121 A ação do visconde de Vila Maior como reitor da Universidade de Coimbra Aires Diniz
196 O envolvimento dos encarregados de educação no processo de autoavaliação de escola Teresa Jesus Santos
373 A gestão democrática da educação brasileira: descompassos entre a teoria e prática na administração escolar Marta Croce

 

Mesa 24:
Ciências da Educação, Interfaces e Diálogos com outras Ciências

Moderador: Alice Santos Sala: AUD B0.02 EDF. LABORATORIAL
65 Lupus: uma doença crónica a conhecer Isilda Rodrigues;
Ezequiel Sousa;
Helena Bogas
105 A religiosidade e a espiritualidade na formação académica do psicólogo Terezinha Gandelman
145 Ciências da Educação e suas interfaces com a Sociologia da Infância: a produção académica pós-graduada na FPCEUP Manuela Ferreira;
Cristina Rocha
154 Ensinar a pensar através dos números: o princípio moral da educação matemática Alice Santos
137 A Relação de Ajuda como competência-chave da formação académica e profissional dos enfermeiros José Ribeiro

 

Mesa 25:
Comunicação Educativa, Redes e Parcerias em Educação

Moderador: Maria Glória Fraga Sala:AUD GEOCIENCIAS
151 O rádio como meio de práxis da comunidade educativa Rachel Neuberger
242 Utilização das TIC em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo no Pré-Escolar: a perspetiva dos professores Rute Falcão;
Isabel Sanches
266 A importância das TIC na integração/inclusão de alunos Erasmus em Institutos Politécnicos Carlos Brigas;
Henrique Gil;
Regina Gouveia
296 Aprender na internet: um estudo de caso da aprendizagem autodirigida da pessoa idosa Rui Nobre Ferreira;
Albertina Oliveira;
Luís Mota
305 Encurtar distâncias na Educação: um estudo de caso Sónia Ribeiro;
Maria Glória Fraga;
Maria Pessoa
367 O lugar das Tecnologias da Informação e Comunicação no currículo de formação de professores do Uruguai Rosana Martinez
Barcellos

 

Mesa 26:
Currículo e Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Ana Naia Sala:AUD BIBLIOTECA CENTRAL
46 Competências empreendedoras no ensino superior: Um novo currículo para novas exigências? Ana Naia
81 Repensando o Currículo de Matemática do Ensino Médio Através do Registro das Representações Semióticas Daniella Assemany;
Adriano Dos Santos;
Maria Êda Barino;
Darling Arquieres;
Joana Marques
90 Certificação de manuais escolares: Estudo exploratório do caso português no início do século XXI João Paulo Rodrigues Balula
238 O pecado original do currículo Jesus Maria Sousa;
Carlos Nogueira Fino
203 Ações interdisciplinares com o uso de webquest na educação superior Jaqueline Stumm
308 O currículo no contexto da educação inclusiva Cristina Santos;
Roselane Ferraz

 

Mesa 27:
Formação de Professores e Ética Profissional

Moderador: Ana Cristina Cannas Sala:AUD1 EDF. GEOCIÊNCIAS
58 PIBID: Percepção das importantes contribuições para formação de docentes por alunos do curso de Física. Ricardo Rocha;
Thayse Meneze;
Juliana Muller;
Lívia Bragança;
William Simão;
Fernando Werkhaizer
94 A Formação Didática dos Professores do ensino Profissionalizante por meio dos Círculos de Estudos: Reflexão Teoria e Prática Marcelo Soldão
107 O Perfil Profissional do professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um estudo de caso Ana Cristina Cannas
122 Motivação e expetativas da pertença a uma Comunidade de Aprendizagem Profissional. A opinião dos professores Lúcia Gonçalves;
Helena Silva;
José Lopes
200 A Discussão nas aulas de Ciências naturais. Perceções dos alunos sobre a sua importância na Aprendizagem Cristiana Valente;
Helena Santos Silva
309 Conceção de criança e desenvolvimento da profissionalidade docente: Dados preliminares de um estudo exploratório Sara B. Araújo;
Fernando Diogo

 

Mesa 28:
Políticas de Avaliação e Accountability

Moderador: Marta Sampaio Sala:AUD2 EDF. GEOCIÊNCIAS
403 O Pacto de Federalização e a responsabilidade pelo financiamento da Educação Infantil e Ensino fundamental Sandro Costa
429 Avaliação da e na Reforma Educativa em Angola: Elementos para a análise de uma política Francisco Caloia Alfredo
53 Processos de mudança associados às práticas de avaliação nos cursos de educação e formação de adultos Helena Rocha
83 O lugar da “accountability” nas políticas de avaliação de escolas: entre a melhoria e a prestação de contas – uma análise focada nas políticas Carla Figueiredo;
Carlinda Leite;
Preciosa Fernandes
183 A Autoavaliação nas políticas de Accountability e da Melhoria Educacional Marta Sampaio
405 Resultados escolares e ranking de escolas: uma análise dos rituais de distinção das escolas públicas em Portugal António Neto-Mendes;
Andreia Gouveia

 

Mesa 29:
Políticas de Educação Superior

Moderador: Maria De Lourdes Machado-Taylor Sala:AUD. CIÊNCIAS FLORESTAIS
24 Etinicidade e Ações Afirmativas no Ensino Superior Brasileiro Maria Alice Rezende-Gonçalves
241 Impactos da política de Cost-Sharing na acessibilidade e equidade no ensino Superior Português Luísa Cerdeira;
Maria De Lourdes Machado-Taylor;
Belmiro Cabrito;
Tomás Patrocínio
250 O papel da diversificação das fontes de financiamento no Ensino Superior Público Português Ana Nascimento
269 Transformações no Ensino Superior e Reeconstituição das Identidades Académicas: políticas e quotidianos Carolina Santos;
Amélia Lopes
3 Trajetos profissionais e qualificação dos docentes no ensino superior João Leitão
377 As instituições de ensino superior privadas e sua influência na educação brasileira: estudo a partir de uma Escola Superior de Belas Artes Sandra Helena Escouto de Carvalho

 

Mesa 30:
Ciências da Educação, Interfaces e Diálogos com outras Ciências

Moderador: Flávio Andrade Sala:2.17 EDF CIÊNCIAS FLORESTAIS
212 Aprendizagem da ortografia: a utilização de estratégias de envolvimento cognitivo Elsa Silva;
Gabriela Barbosa
217 Educação para a saúde: contributos de um estudo sobre sexualidade dos/as jovens São-Tomenses Flávio Andrade
221 O conto como estratégia pluridisciplinar no desenvolvimento da compreensão da leitura Carla Alves;
Maria Nazaré Coimbra
226 Ensino de estratégias para a redação do texto argumentativo Maria Prata;
Maria Isabel Festas;
Sara Ferreira;
Marisa Costa
129 A perceção de pessoas idosas institucionalizadas sobre a “sua nova família”. Um estudo de caso com idosos da Casa dos Pobres de Coimbra Mariana Ribau;
Cristina Vieira
389 A Formação Universitária em Teatro: da sala de aula para o palco Hugo De Melo Rodrigues

 

Mesa 31:
Currículo e Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Manuela Esteves Sala:F2.2 EDF. CIÊNCIAS FLORESTAIS
147 Tempo Curricular na Educação de Jovens e Adultos: Espaço de Reflexão e Mudança Maria Cândida Sérgio;
José Carlos Morgado
239 Das políticas educativas às conceções e práticas curriculares dos professores: um trajeto sinuoso Carla Lacerda
249 Estrutura curricular e tempos letivos – estudo comparativo Isabel Festas;
Ana Seixas;
Armanda Matos.
108 Reflexões Sobre a Prática Como Componente Curricular do curso de Licenciatura em educação Física da Universidade Federal do Maranhão Raffaelle Araújo;
Meirecele Leitinho;
Jeanne Medeiros
343 História da arte no ensino fundamental: uma proposta interdisciplinar Maria de Fátima Josgrilber;
Emne Mourad Boufleur;
Alessandra Josgrilbert
87 Contextualização curricular no ensino secundário: possibilidades e limites Manuela Esteves

 

Mesa 32:
Pedagogia Social e Desenvolvimento Comunitário

Moderador: Armando Loureiro Sala:F2.8 EDF. CIÊNCIAS FLORESTAIS
344 Políticas Públicas de educação e Formação de Adultos: contribuições ao diálogo sobre desafios e perspectivas Márcia Regina Barbosa
401 O Movimento associativo de pais e as Dimensões Educativas da Participação nas Associações Isabel Oliveira;
Teresa Medina
427 Lar Residencial: uma resposta urgente para a população idosa da Alta de Coimbra Sandra Cristina Brito de Freitas
408 A Educação e Formação de Adultos em Portugal e no Brasil. Um olhar aproximativo a partir da actualidade Márcia Regina Barbosa
31 Educação bancária versus educação libertadora: abordagem freiriana numa perspectiva social para educação brasileira Gilcélia Pires;
Armando Loureiro
394 A Educação Não Escolar em Portugal. Perspetiva a partir do Ensino Doméstico Álvaro Ribeiro

 

Mesa 33:
Formação de Professores e Ética Profissional

Moderador: Elaine Araújo Sala:F1.24 ENGENHARIAS I
 143 O aluno no papel do professor Fátima Santos
451 A inserção das festas tradicionais populares no ensino de arte na educação básica Edite Colares Oliveira Marques
74 O uso do portefólio reflexivo na perspectiva histórico-cultural Elaine Araújo
270 A Dimensão da Reflexão como Investigação na Formação Inicial de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Contexto de Estágio Maria Bento
336 Construir saberes para dois ciclos de ensino: a percepção dos formandos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Cristina Mesquita;
Maria José Rodrigues
460 Iniciação à docência: porque tornar a escola um espaço de formação Lucrécio Sá

 

Mesa 34:
Administração Educacional, Gestão e Lideranças

Moderador: Patrícia Castanheira Sala:F0.18  ENGENHARIAS I
231 A avaliação externa condiciona a prática pedagógica dos professores? Janete Ribeiro Nhoque;
Lilian Rose da S. C. Freire;
Valéria Aparecida de Souza
72 Da excelência escolar à excelência no trabalho: os paradoxos da cultura meritocrática Leonor Torres
237 O projeto de in(ter)venção do diretor: um documento esquecido na gestão estratégica da escola? Jorge Costa;
Patrícia Castanheira
277 A liderança das escolas: avaliação externa e perceções dos professores José Lourenço;
Beatriz Bettencourt
124 Reflexões sobre a responsabilidade social no ensino superior brasileiro Rosa Conceição;
Celina Oliveira
189 O trabalho do secretário em escolas públicas no Acre: o coordenador administrativo e o técnico em assuntos educacionais indígenas Verónica Lima da Fonseca Almeida

 

Mesa 35:
Administração Educacional, Gestão e Lideranças

Moderador: Henrique Ferreira Sala:E1.16  ENGENHARIAS I
175 Mestrado profissional em gestão educacional: construindo uma experiência inovadora Mari Foster
223 Os «peritos» externos nos territórios educativos de intervenção prioritária de «segunda geração»: inquirindo a sua ação Ana Gama
63 Análise Comparativa de Modelos de Referenciais de Qualidade na Educação a Distância Matilde Araújo;
Maria João de Carvalho;
Carlos Machado dos Santos
288 Autovaliação das escolas: uma abordagem intensiva para compreensão dos mecanismos de tradução da política Elvira Tristão
300 Rumo a uma ordem profissional dos professores? Henrique Ferreira
176 Gestão de cursos na Universidade Aberta do Brasil Luciene Borges Tavares;
Ormezinda Maria Ribeiro

12 de Setembro: 14h30 – 16h

Mesa 36:
Currículo e Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Teresa Guedes Sala:C1.13 EDF. LABORATORIAL
440 Novos jogos didáticos para o ensino da matemática em turmas de correção de Fluxo, Idade-Série Elisabete Castro D’Oliveira
278 O (e)Portfolio no Desenvolvimento Profissional de Professores: uma experiência no contexto da Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar Daniela Gonçalves
287 Literacia Científica e Educação para a Ciência em trabalho de projeto interdisciplinar Teresa Guedes
316 Abordagem dos Modelos Didáticos como Mecanismo para Aprimoramento do Ensino da Matemática Thamara Rodrigues;
Rómulo Veloso
59 Circo da Física: Experimentos lúdicos para despertar o interesse pela Física Ricardo Rocha;
Welerson Freitas;
Flávio Resende;
Vânia Moura

 

Mesa 37:
Juventude(s), Educação e Trabalho

Moderador: Anabela Vitorino Sala:C1.14 EDF. LABORATORIAL
340 A importância social e educativa das bibliotecas populares em interface com o ato de ler. Cesar Guerra
126 A Problemática da Evasão Escolar nas Escolas de Ensino Técnico no Brasil Celina Oliveira;
Antônio Marques;
Flávia Macedo
433 Práticas de formação em contexto de trabalho no ensino profissional: reflexões a partir da perspetiva dos alunos João Paulo Colaço;
Sónia Morgado;
Anabela Vitorino
306 O Instituto Federal e a Formação do Técnico em agropecuária: contradições e Possibilidades em Projetos de Formação Profissional no Campo Luciane Ferreira de Abreu;
Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante
205 Escola e mercado de Trabalho: o caso dos Cursos Profissionais Ana Almeida
320 Os Alunos da Escola Pública e a Inserção no Ensino superior: A Afrobrasilidad Presente nos Espaços de poder Marluce de Souza Oliveira Lima;
Marlene de Souza Oliveira;
Joanna De Ângelis Lima Roberto;
Ângela Ferreira

 

Mesa 38:
Ciências da Educação, Interfaces e Diálogos com outras Ciências

Moderador: Maria da Conceição Azevedo Sala:C1.07 EDF. LABORATORIAL
157 Receber cuidados e ensinar a cuidar: lições de doentes crónicos aos seus cuidadores Maria da Conceição Azevedo
168 Aprender ciências realizando atividades experimentais- o que dizem os alunos e os professores Delmina Pires
170 Ao ritmo dos estilos musicais rock e clássico: um estudo de caso com quatro crianças do 1º Ciclo Sara Faria;
Sandrina Milhano
327 Perceções de idosos/as institucionalizados/as acerca da situação de institucionalização como resposta social às necessidades da população idosa Cláudia Raquel
Saraiva Costa
248 Políticas públicas de educação ambiental: um olhar sobre as conferências nacionais infantojuvenil pelo meio ambiente Camila Brito Galvão;
Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
34 Cognição e objeto técnico: uma abordagem complexa do autismo Nize Pellande;
Daine Keller;
Lizete Maria Pulgati de Lima

 

Mesa 39:
Comunicação Educativa, Redes e Parcerias em Educação

Moderador: Joaquim Escola Sala:AUD B0.01 EDF. LABORATORIAL
272 Implicações do conceito de «multimodalidade» em Ciências da Educação… ou «a prof tinha de estar no Facebook!» Clara Ferrão Tavares;
Jacques Silva;
Marlène Silva e Silva
286 Conversações escritas e invenção de si: uma análise da convergência interativa entre professores e midias Karla Demoly
351 A comunicação educativa na Tecnopólis Joaquim Escola
323 Projetos socioeducativos e trabalho em rede em concelhos do interior norte de Portugal Ana Cristina Trino;
Isabel Costa
254 Um quadro teórico-prático para a abordagem plurilingue no jardim de infância: o projeto Alphaeu, alfabetos e perspetivas europeias comparadas Margarida Morgado;
Maria José Infante
246 Projeto School Safety Net (SSN). Uma pareceria europeia na área da prevenção do abandono escolar precoce Margarida Morgado
418 Atos e Atores da Cooperação para o Desenvolvimento: outras parcerias em Angola Carolina Mendes;
Joaquim Alves

 

Mesa 40:
Currículo, Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Dulce melão Sala:C1.04 EDF. LABORATORIAL
113 Estrutura de projeto integrado multidisciplinar em Cursos Superiores de Tecnologia Brasileiros-estudo de caso António Almeida;
Izilda Elias;
Silmara Del Rio
119 Educação para a privacidade no espaço digital: de subsídios para uma proposta curricular Ana Serrano Tellería;
Maria Luísa Branco
243 Benefícios e constrangimentos da operacionalização do programa de matemática no 1º ciclo do ensino básico pelos professores do concelho de Machico Daniela Gonçalves
259 Leitura(s) e criatividade(s): representações, itinerários e (desa)fios para formar leitores com as Metas Curriculares de Português Dulce Melão
341 Trandisciplinaridade na educação superior: uma proposta implantada Maria de Fátima Josgrilbert;
Alessandra Josgrilbert

 

Mesa 41:
Currículo, Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Dora Sá Sala:C1.01 EDF. LABORATORIAL
47 A Sociologia no Ensino Médio no Brasil: avanços e retrocessos Jonas Oliveira
454 Aprendizagem cooperativa- aplicação dos métodos grafitti cooperativo e jigsaw com alunos do 5º ano de escolaridade Dora Sá;
Delmina Pires
125 Ações, reflexões e interações numa comunidade de prática: a construção de saberes na prática profissional de um curso de logística no ensino técnico profissional na modalidade à distância Alexandra Cruz
234 A Aprendizagem Cooperativa no ensino das Ciências no 1º Ciclo do ensino Básico Andreia Santos;
Fernando Guimarães.
329 As controvérsias curriculares e pedagógicas em Portugal (1991-2011): uma história do presente Luís Timóteo Ferreira

 

Mesa 42:
Educação, Desigualdades e Diferenças

Moderador: Florbela Samagaio Sala:B0.02 EDF. LABORATORIAL
102 Breve Percurso Histórico da Problemática das Pessoas com Deficiências e alguns Marcos Legais da Educação especial Luciana Santana Lordêlo Santos
166 Participar para Escolher Florbela Samagaio
262 Género, Cidadania e Práticas Educativas: a promoção da igualdade em contextos educativos Helder Henriques;
Amélia Marchão
333 Inclusão e educação especial na atualidade: uma incursão a partir das perspetivas dos professores Sara Felizardo;
Esperança Ribeiro
284 Relações (D)Estabelecidas entre a Pedagogia Brasílica e as Escolas Indígenas no Século XX E XXI Juliane Neves;
Jaqueline Alves
51 (Des)Igualdades de Oportunidades para Alunos de Baixa Renda Bolsistas em Escolas Particulares Simone Gadelha de Souza;
Ruthe Maria Bomfim Vidal

 

Mesa 43:
Formação de Professores e Ética Profissional

Moderador: Maria Figueiredo Sala:AUD GEOCIÊNCIAS
178 Conhecimento pedagógico de conteúdo na Educação de Infância: episódios de Matemática no contexto da formação inicial de professores Maria Figueiredo
181 Potencialidades e desafios da pedagogia genológica no início da construção de ser professor Luís Filipe Barbeiro;
Maria José Gamboa;
Célia Barbeiro
245 O Papel da Educação em Ciências na Formação dos Alunos de Licenciatura em Educação Básica Maria José Rodrigues;
Adorinda Gonçalves
437 A Observação de Pares Multidisciplinares como ferramenta colaborativa Sofia Reis
361 Relatório final de estágio: Refletir é investigar?! Cristina Martins;
Manuel Vara Pires

 

Mesa 44:
Metodologias e Ética de Pesquisa em Educação

Moderador: Maria Teresa Jacinto Sarmento Sala:G0.03 ENGENHARIAS I
22 Confiança na escrita e Identidade de Autoria Maria Ribeiro;
António Bento
140 Análise Paradigmática: um estudo sobre a Pesquisa Histórico-Cultural Danielle Marafon
214 O Professor Pesquisador e a Necessidade de parcerias: cooperação entre Instituições de Ensino Superior e a Iniciativa Privada Eli Lopes Da Silva;
Elisabete Werlang
382 A Intuição em Bergson – Referenciais para a Metodologia e a Ética na Pesquisa em Educação Tarcísio Pinto
435 Da investigação ao projeto, do projeto à investigação Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira;
Maria Martins
292 Arquitetura e Educação, um estudo etnográfico sobre o ambiente construído Ana Rute Costa

 

Mesa 45:
Pedagogia Social e Desenvolvimento Comunitário

Moderador: Paula Guimarães Sala:AUD1 GEOCIÊNCIAS
11 Educação não-formal, lazer e o educador social: quem é esse profissional? Juliana Rodrigues;
Kenya Paula Gonsalves Da Silva
52 Educar para a Emancipação Social – notas sobre o conservadorismo e a praxis conscientizadora Rosanna Barros
80 Pedagogia Social em Portugal – Estatuto disciplinar, académico e profissional Raquel Rodrigues Monteiro;
Isabel Baptista.
427 Lar Residencial: uma resposta urgente para a população idosa da Alta de Coimbra Sandra Cristina Brito de Freitas
360 Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas: uma construção participativa. Enaile Iadanza;
Manoel Pereira De Andrade;
Regina Lima
325 Transições e aprendizagens: sentidos atribuídos por adultos que concluíram o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Paula Guimarães;
Natália Alves

 

Mesa 46:
Sociedade/Economia do Conhecimento e Educação/Aprendizagem

Moderador: Elisa Vieira Sala:AUD2 GEOCIÊNCIAS
15 ClioESE: uma comunidade virtual de (boas) práticas Carla Ribeiro;
Cristina Maia;
Amândio Barros;
Ana Moreira
261 Aprendizagem profissional no trabalho: um estudo sobre partilha de conhecimentos entre vendedores de uma grande superfície comercial Alda Bernardes
264 A educação corporativa promovida nas Universidades Corporativas Brasileiras Clarisse Droval
442 Sobre o expansionismo pedagógico contemporâneo: uma arqueogenealogia da intensificação das experiências educativas não escolares Elisa Vieira
443 Topografias discursivas da modernidade educativa brasileira no séc. XIX: dos ditos ordinários aos insignes Gisela Duval
208 O papel da Aprendizagem ao Longo da Vida na Sociedade do Conhecimento Marta Sousa;
Joaquim Coimbra

 

Mesa 47:
Currículo e Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Jacques Silva Sala:AUD. CIÊNCIAS FLORESTAIS
215 Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação Amanda Rabelo
294 Quando querer não é poder: conceções sobre a identidade na criança e isomorfismo educativo Esperança Jales
Ribeiro; Sara Alexandre Felizardo
297 Competências empreendedoras: perceções de alunos do 3º ciclo básico português- um estudo de caso Narciso Moreira;
Jacques Silva;
Marlene Silva e Silva
283 Currículo, educação inclusiva e alunos com NEE: um estudo de caso numa escola pública do Brasil Roberta Peixoto
317 Metodologias de Ensino como Aperfeiçoamento da Prática Docente no Ensino da Matemática Thamara Rodrigues;
Rómulo Veloso
458 Bioética no ensino secundário: estratégias e instrumentos nas Ciências da Vida Joana Araújo

 

Mesa 48:
Formação de Professores e Ética Profissional

Moderador: Ana Condeço Simões Sala:2.17 EDF. CIÊNCIAS FLORESTAIS
62 Competências para o Ensino das Ciências no Ensino Básico: Uma Proposta Emergente da Investigação Patrícia Sá;
Maria De Fátima Paixão
162 Comunidades de Prática: a Construção de Pontes entre a produção e a aplicação do Conhecimento Ana Condeço Simões;
Cristina Coimbra Vieira;
Helena Neves Almeida
99 Estilos de Supervisão na Orientação de Estágio Supervisionado em Educação Física: Estudo com Professores Preceptores Marta de Moura Costa;
Lima Filho Antônio Passos
314 Que Identidade e que Culturas Profissionais Docentes? Cristina Bastos;
José Matias Alves
335 Formação e intervenção em educação de infância. Contributos para repensar as políticas e práticas formativas Maria Angelina Sanches
410 A Formação Docente para atuar na EJA no Brasil: questões e desafios Carine Guedes;
Armando Loureiro.

 

Mesa 49:
Metodologias e Ética de Pesquisa em Educação

Moderador: Luis Guillermo Jaramillo Echeverri Sala:F2.2 CIÊNCIAS FLORESTAIS
19 De Personajes a Personas: Una mirada ético-epistemológica de la Investigación en Educación Luis Guillermo Jaramillo Echeverri
25 O significado da Investigação por questionário João Martinez
110 A pesquisa científica na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia: institucionalização, desdobramentos, problemas e perspectivas para a integração entre o ensino graduado e a pesquisa. Jacilene Fiuza de Lima
201 A investigação como pedagogia na formação inicial em enfermagem e no ensino Rita Sousa;
Amélia Lopes
112 A Produção acadêmica na Pós-Graduação em Educação: Problemas teórico-Metodológicos e Éticos da Pesquisa Aline C. Moura
379 Produção científica em Educação e as possibilidades interdisciplinares na formação de pedagogos: linguagens artístico-visuais Sandra Helena Escouto de Carvalho

 

Mesa 50:
Ciências da Educação, Interfaces e Diálogos com outras Ciências

Moderador: Alice Mártires Sala: F2.8 EDF.CIÊNCIAS FLORESTAIS
388 Leitura pública: uma alternativa para o ensino da Literatura Ana Santana Souza
446 Auto-eficácia docente e colaboração entre professores: que relações? José Castro Silva;
Manuela Silva
420 Avaliação da alfabetização: uma análise das suescalas de leitura e escrita Gladys Rocha;
Raquel Martins
211 Cenários ortográficos: conceções e práticas Gabriela Barbosa
202 “E tudo aquilo que eles/as (não) dizem…”: Intervenção educativa em contexto museológico para adultos/as com demência e cuidadores/as informais Sónia Maios Ferreira;
Maria Isabel Pereira
182 Saúde e educação nos cuidados de enfermagem- processos de cuidar idosos com hipertensão arterial Alice Mártires

 

Mesa 51:
Políticas de Educação Superior

Moderador: Margarida Ferreira Sala:F1.24 ENGENHARIAS I
61 Ensino superior Privado no brasil: O Caso das Instituições Particulares Fábio Costa
104 A Contribuição da Universidade na Formação da Pessoa com Deficiência para sua Inclusão no Mercado de Trabalho Terezinha Gandelman;
Mirene Marques
28 Dez anos das Políticas de Ação Afirmativa no Brasil: o casa da Universidade Estadual de Londrina Maria Nilza Da Silva
97 Os desafios do Ensino Superior Andrea Soerensen;
Silmara Maria Del Rio;
Marcelo Alfredo Dos Santos
257 As resistências à afirmação disciplinar da Filosofia da Educação no quadro das Ciências da Educação e no campo da Filosofia. Análise da situação da disciplina em Portugal. Margarida Ferreira
397 Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudança M. Augusta Nascimento.

 

Mesa 52:
Currículo e Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Francisco Sousa Sala:F0.18 ENGENHARIAS I
215 Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação Amanda Rabelo
274 Oralidade- o papel do manual escolar e estratégias para a sala de aula Carla Alves;
Cristina Ferreira
235 O Uso das Analogias no ensino das Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico Jacinta Gonçalves;
Fernando Guimarães
263 Trajetos de investigação: quando escutamos as vozes das crianças Amélia Marchão;
Helder Henriques
352 Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular online: consolidação de um modelo Francisco Sousa
381 Contribuições do Xadrez para o Ensino da Matemática: Um Projeto PIBID/Unimontes Juliete Leite Silva;
Maria Rachel Alves;
Adalton Vinícios Veloso Silva;
Simone Mendes Medeiros;
Maria Tereza Carvalho Almeida;
Fernanda Alves Maia

 

Mesa 53:
Administração Educacional, Gestão e Lideranças

Moderador: Cileda Perrella Sala:E1.16 ENGENHARIAS I
86 Relações Profissionais dos Professores: que mudanças com a formação de agrupamentos de grandes dimensões Magda Mesquita;
Isolina Oliveira
398 Brasil e o fortalecimento dos conselhos escolares na política educacional Cileda Perrella
70 Autoridade do Professor e Poder do Aluno – As Perspectivas em jogo Raimundo Silva
285 A descentralização educacional nos municípios do litoral paranaense Mary Falcão
315 Contratos de autonomia- entre a retórica e a realidade. Um estudo de caso Eneida Roldão Alferes;
António Neto-mendes
207 Mega-Agrupamentos de escolas: recentralização e lógica dos hipermercados Jorge Martins