13 de Setembro

13 de Setembro: 9h-10h30h

 

Ficheiro em PDF das Comunicações do dia 13-09-2014

Mesa 54:
Administração Educacional, Gestão e Lideranças

Moderador: Lídia Grave-Resendes Sala: C1.13 EDF. LABORATORIAL
71 Roteiro da excelência na escola pública portuguesa: tendências normativas e conceções dominantes Leonor Torres;
José Palhares;
Germano Borges
303 O coordenador de departamento curricular: modelo de liderança e atuação política Noélia Vilas-Boas;
Henrique Ferreira
345 A liderança dos diretores de escolas na região do Alentejo Serafim Inocêncio;
Lídia Grave-Resendes
160 Estratégia como prática nas instituições de ensino superior Valter Gomes;
Maria de Lurdes Machado-Taylor;
Hernani Viana
123 Avaliação Externa em Portugal: do referencial aos estudos empíricos Eduarda Rodrigues;
Helena Queirós;
Joana Sousa;
Natália Costa
349 Práticas de liderança de professores na dinamização de projetos escolares inovadores Júnia Pereira;
Lídia Grave-Resendes

 

Mesa 55:
Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade

Moderador: Elisabete Ferreira Sala:C1.14 EDF. LABORATORIAL
146 O olhar e a palavra de famílias portuguesas migradas a propósito de quotidianos escolares- narrativas lusomorphos Elisabete Carvalho;
Elisabete Ferreira;
José Alberto Correia
304 Encontro entre gerações em sala de aula António Carmo
337 Políticas públicas brasileiras: ações educativas no programa mulheres mil Fernanda Trindade;
Maria Simone Schwengber
452 Arte: recurso, conteúdo e estratégia de educação intercultural Susana Gonçalves
417 A extensão em direitos humanos na educação superior no Brasil Maria de Nazaré Znaide;
Giuseppe Tosi
222 Do pensar ao agir: representações dos professores na aprendizagem da cidadania Ilda Freire-Ribeiro

 

Mesa 56:
Comunicação Educativa, Redes e Parcerias em Educação

Moderador: Armanda Matos Sala:Sala:C1.07 EDF. LABORATORIAL
155 A utilização de ferramentas de ensino à distância para motivar alunos Nativos-Digitais no ensino presencial Mara Synthia Ferreira de Carvalho;
Cláudio Ferreira de Carvalho
267 Emocionar: experiências enquanto acontecimentos e as TDIC César Augusto Müller;
Nize Maria Pellanda;
Bettina S. dos Santos
412 As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino superior: práticas docentes de um Centro Universitário na cidade de São Paulo Neilia Braga
220 A liderança do Plano Tecnológico da Educação nas escolas: a perceção dos coordenadores PTE Susana Gonçalves;
Glória Bastos;
Maria Carmo Botelho
372 A educação para os media e a prevenção do cyberbulling Armanda Matos

 

Mesa 57:
Currículo e Metodologias de Ensino e Práticas Docentes:

Moderador: Elisabete Castro D’Oliveira Sala:C1.04 EDF. LABORATORIAL
244 Interação curricular e etodologias alternativas no subprojeto Pibid Letras a Mais: a prática docente de Língua Portuguesa em foco Samara Rocha;
Sandra Oliveira
355 Reconstrução de práticas em contexto de creche: relato de uma investigação-ação Tânia Monteiro;
Sara Barros Araújo
359 (In)preparação dos docentes face a novos desafios pedagógicos Rui Lopes;
Cristina Mesquita
441 O uso do jogo do baralho como facilitador na alfabetização de adolescentes e adultos Elisabete Castro D’Oliveira
171 A Banda desenhada como estratégia Pedagógica em Contexto do 1ºCiclo Tatiana Santos;
Sandrina Milhano
172 Diálogos com a luz: o contributo da caixa de luz no desenvolvimento integrador das crianças Liliana Jorge;
Clarinda Barata

 

Mesa 58:
Educação, Desigualdades e Diferenças

Moderador: Leila Sotero Sala:Sala:C1.01 EDF. LABORATORIAL
444 Recantos de individualidade no(s) contexto(s) do desenho Vera Silva
334 Contexto, parcerias e envolvimento parental para a inclusão Sara Felizardo;
Esperança Ribeiro
338 Sim, NÃO FALO, MAS COMUNICO… A comunicação aumentativa como facilitador da participação num grupo de jardim de infância Isabel Sanches;
Rodrigo Teixeira
321 Princesas e Super-Heróis nas Representações sociais de Gênero em Educadoras e Educadores Infantis Leila Sotero
326 Educação Inclusiva: ConcDucação Inclusiva: Concepções de Docentes em escolas participantes do PIBID/UNIMONTES Jussara Rodrigues Cardoso;
Graziele Soares Magalhães;
Silvana Diamantino França;
Adalton Vinicios Veloso Silva;
Simone Mendes Medeiros
353 Desigualdade e diferenças como problemas de justiça na escola: perspectivas dos alunos em contextos escolares distintos Aline Bernardes Seiça

 

Mesa 59:
Currículo e Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Paula Vieira da Silva Sala:AUD. B0.01 EDF. LABORATORIAL
422 Compreender e Prevenir o Erro: Contributos para a Aprendizagem da Competência Ortográfica (Um estudo no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico) Diana Ribeiro;
Carlos Silva
357 Pensamento de Alunos do 2º Ciclo em Tarefas de Geometria: Notas de um Estudo Exploratório. Paula Vieira Da Silva;
Leonor Santos
116 Desafios atuais da educação e do currículo nos países da periferia – o protagonismo dos estados nacionais, das escolas e dos professores Bartolomeu Varela
421 A Valorização da Cultura Local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado Diana Neto;
Carlos Silva
430 Descontruindo o Currículo Oculto – a experiência de uma proposta de formação continuada de professores da escola do campo na região Nordeste do Brasil Maria De Lourdes Albuquerque De Souza;
Nelmira Moreira Da Silva
301 Análise reflexiva de uma experiência pedagógica interdisciplinar Margarida Quinta e Costa;
Vitor Ribeiro;
Isilda Monteiro
318 Pedagogia de Projetos – Trabalhando a Interdisciplinaridade e os Temas Transversais nas aulas de Educação física do Ensino Fundamental II Marlene De Souza Oliveira

 

Mesa 60:
Escola Pública e Percursos de Escolarização

Moderador: Thiago Rodrigues Sala:AUD B0.02  EDF. LABORATORIA
42 Violência Doméstica e Educação: Avaliação do Envolvimento Parental na Escola em Mulheres Vítimas de Violência Conjugal Miguel Rodrigues
103 Um Olhar sobre as Práticas socioeducativas em Contexto Não Formal Angélica Monteiro;
Alcina Figueiroa;
Rita Barros
193 FRACASSO (de quem?) ESCOLAR: Um estudo sobre as escolas públicas de Santa Catarina Helena Cândido;
Erni José Seibel
224 Abandono Escolar e Transição para a Idade Adulta Maria Das Dores Formosinho;
A. Castro Fonseca;
225 A escolarização secundária artística especializada em Portugal: um retrato de trajetórias educativas juvenis Thiago Rodrigues
101 Estratégias familiares em um espaço de disputa: Escolha e acesso em escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro/Brasil Pires Do Prado;
Amanda Moreira Rodrigo Rosistolato

 

Mesa 61:
Pedagogia Social e Desenvolvimento Comunitário

Moderador: Agostinho Gomes Sala: AUD GEOCIÊNCIAS
165 Educação Popular, uma Prática da Pedagogia Social na Formação Profissional em Saúde Marta Luiza Dias;
Ana Luiza Dias;
Wellington De Oliveira
374 A Música e o Desenvolvimento Individual e Comunitário – Um estudo exploratório Agostinho Gomes
5 A importância dos espaços não formais de educação para a formação do cidadão: experiência da Biblioteca do Instituto Vital Brazil (RJ) com o público infantil Lívia Nascente;
Gisele Aparecida Batista;
Sílvio Soares Júnior
313 Animação Socio Cultural Marcelino Lopes
312 O Animador Sociocultural e a sua Intervenção no Século XXI: os desafios que se colocam Marina Maltez;
Marcelino Lopes
396 A Influência da Técnica Vocal na Execução dos Instrumentos de Sopro em Alunos do Ensino Vocacional de Música João Barrigas

 

Mesa 62:
Formação e Políticas Neovocacionalistas

Moderador: Angélica Inês Miotto Sala:AUD BIBLIOTECA CENTRAL
135 O papel da imprensa escrita na construção de políticas de aprendizagem ao longo da vida: o caso da Iniciativa Novas Oportunidades Ana Paula Natal;
Mariana Gaio Alves
210 O Profuncionário como Política de Formação do técnico em Educação: reflexões e desafios Angélica Inês Miotto
332 Educação Profissionalizante na EU: convergências e divergências no espaço europeu Natália Alves;
Paula Guimarães
380 As Implicações dos Processos de Globalização na Educação Profissional e Tecnológica Brasileira João Paulo De Oliveira;
Ilane Ferreira Cavalcante
385 O Programa de Licenciaturas Internacionais e a Mobilidade académica em um Curso de Formação de professores de Química: algumas reflexões Gláucia Maria Da Silva;
Noeli Rivas

 

Mesa 63:
Formação de Professores e Ética Profissional

Moderador: Carlos Pires Sala: AUD 1GEOCIÊNCIAS
158 A Relação Universidade-Escola no Sistema de Ensino Brasileiro: contribuições do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Niágara Vieira Soares Cunha;
Marcel Lima Cunha
407 A inserção profissional de diplomados em Educação de Infância e em Ensino Básico – 1º Ciclo, pela Universidade do Minho, entre 2001 e 2010 Fernando Ilídio Ferreira
331 A “administração educacional” como domínio de formação na habilitação profissional para a docência Carlos Pires
456 Formação docente para a infância: o delegado pedagógico da professora Eloisa Marinho a partir dos relatórios de alunas do curso de educação pré-primário (1958-1964) Ana Cláudia Carmo dos Reis
198 Desenvolvimento profissional docente num contexto de aprendizagem ao longo da vida: Perceções em diferentes períodos da carreira Rui Pires;
Mariana Alves;
Teresa Gonçalves

 

Mesa 64:
Formação de Professores e Ética Profissional

Moderador: Gilberto Ferreira Costa Sala:AUD2 GEOCIÊNCIAS
185 Estudos sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): aspectos metodológicos da produção de conhecimento sobre a formação docente no Brasil. Giovana Falcão;
Jeanne Medeiros;
Isabel Farias
195 O PIBID no curso de Pedagogia à Distância na UFRN: limites e possibilidades na formação docente. Gilberto Ferreira Costa
209 A escrita e o seu ensino no curso de Pedagogia da UFRJ: quem quer ser professor? Marcelo Castro
384 Auto-supervisão no jardim de infância: os processos pedagógicos na perspetiva das crianças Andreia Carvalho;
Maria Augusta Nascimento
392 A Formação inicial de Professores de Biologia no contexto do Programa institucional de bolsas de iniciação à docência- PIBID: o que dizem os participantes André Luis Oliveira;
Maria Júlia Corazza

 

Mesa 65:
Políticas de Educação Superior

Moderador: Verónica Lima Da Fonseca Almeida Sala:AUD CIÊNCIAS FLORESTAIS
188 Pronatec Mulheres Mil e os desafios da metodologia de acesso e a permanência das mulheres no IFB – Brasil Verónica Lima Da Fonseca Almeida
213 A Dimensão Artístico-Cultural da Formação de Professores Karyne Dias Coutinho
275 As exigências da contemporaneidade e o Mestrado Profissional Luiza Beth Nunes Alonso;
Clarisse Droval
414 Avaliação do Programa PARFOR de formação docente em uma universidade brasileira Cristina Zukowsky-Tavares
415 Aspectos que influenciam os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE – na ótica de estudantes do Ensino Superior Josiane Carvalho;
Cristina Zukowsky–Tavares
319 As Cotas Étnico-Raciais e os seus Reflexos na Conquista da Cidadania Marluce de Souza Oliveira Lima;
Ângela Ferreira Pace;
Joanna de Ângelis Lima Roberto;
Ahyas Siss

 

Mesa 66:
Formação de Professores e Ética Profissional

Moderador: Maria João Cardona Sala: 2.17 EDF .CIÊNCIAS FLORESTAIS
180 Os saberes dos Formadores de Professores de Leitura e escrita e a Universidade Brasileira Contemporânea Elizabeth Orofino Lúcio
192 A Atuação Profissional da Supervisão Escolar na Educação Infantil Cristina Filomena Bastos Cabral;
Mônica Appezzato Pinazza
346 Conceções de Professoras do Ensino Fundamental sobre o Ensino de Ciências para os anos iniciais Aparecida De Fátima Silva;
Maria Eunice Marcondes;
Maria De Fátima Paixão
402 Formação Docente Continuada em uma Unidade Universitária Federal de Educação Infantil: desafios e potencialidades Josiane Barros
448 A importância da formação para o desenvolvimento qualitativo das escolas: exemplo de um projeto que está a ser desenvolvido em S. Tomé e Príncipe Maria João Cardona;
Isabel Piscalho

 

Mesa 67:
Currículo e Metodologias de Ensino e Práticas Docentes

Moderador: Elza Mesquita Sala: F2.8 EDF. CIÊNCIAS FLORESTAIS
150 Processos de Mudança Educativa Roque Antunes
43 Gestão da qualidade do ensino superior brasileiro e sua eficácia frente aos instrumentos de avaliação e regulação Agenor Manoel Carvalho;
Carlos Machado Santos;
Maria Celeste Moura Andrade
268 Ativar as criatividades na educação artístico-musical: metodologias e práticas docentes no ensino superior António Ângelo Vasconcelos
247 Projeto Tecer: produção textual e têxtil Mariana Guimarães;
Marcela Carvalho
404 Organização do espaço: prisão da sala versus liberdade do saber Elza Mesquita
461 Clube de arqueologia: experiência didática e patrimonial em contexto educativo formal Miguel Feio

 

Mesa 68:
Formação de Professores e Ética Profissional

Moderador: Tito Medeiros Sala F1.24 ENGENHARIAS I
265 A Profissionalidade Emergente do Professor de Música: O PIBID como Entre-Lugar da Formação Docente Nair Pires;
Ana Paula Caetano;
Ângela I. L. De F. Dalben
291 A Atuação do PIBID Letras Português na Formação de Professor/Pesquisador Sinvagna Oliveira Neto; Sandra Oliveira Sinvagna Oliveira Neto;
Sandra Oliveira
142 Discutindo experiências para redefinir saberes: a prática docente do curso de História das Faculdades INTA no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência- PIBID Tito Medeiros;
Carla Silvino
393 O Plano de Ações Articuladas (PAR) e as Políticas de valorização docente em Municípios Sul-Mato-Grossense Fabiana Rodrigues dos Santos;
Elisangela Alves da Silva Scaff
295 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como Estratégia para a Formação Docente no Brasil Giovana Falcão;
Jeanne Medeiros;
Isabel Farias
85 Um Estudo Comparativo entre diferentes Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas: Contradições, Semelhanças e Proposições. Jeanne Medeiros;
Raffaelle Araújo;
Meirecele Leitinho

 

Mesa 69:
Comunicação Educativa, Redes e Parcerias em Educação

Moderador: Fátima Antunes Sala: F0.18 ENGENHARIAS I
358 Políticas públicas: novas geografias e desigualdades socioeducativas Almerindo Afonso
307 Atividades, redes e lógicas de ação múltiplas em educação: dispersão do Estado, governação e ação local Fátima Antunes;
Esmeraldina Veloso;
Emília Vilarinho
302 Reconstruir o espaço de ação educacional ou localizar problemas escolares? Interrogações a partir de uma pesquisa exploratória Fátima Antunes;
Rosanna Barros
290 A construção da oferta educativa na escola pública: análise das lógicas em presença Carlos Alberto Gomes;
Manuel António Ferreira Da Silva
400 O centro e as periferias educativas. Deambulações sobre o escolar e o não-escolar no arquipélago cultural da cidade José Augusto Palhares

 

Mesa 70:
Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade

Moderador: Amadeu Faria Sala:E1.16 ENGENHARIAS I
276 Uma cidadania que se pratica Amadeu Faria
17 O direito da criança em ser indígena: vozes que ecoam suas culturas da infância Roberto Mubarac Sobrinho
449 Trabalhar o género e a cidadania desde a educação pré-escolar: fundamentos, objetivos e exemplos de práticas Maria João Cardona;
Marta Uva
114 Parceria público-privada na educação em Rio do Sul- Santa Catarina- Brasil: o projeto E-Culturas executado pelo Senac do Rio do Sul nas escolas municipais da cidade Eli Lopes da Silva;
Silvana Pamplona Trierweiler
411 A Formação em Direitos Humanos na Educação Superior no Brasil Giuseppe Tosi;
Maria De Nazaré Zenaide
311 Cidadania e Direitos Humanos: Eixos Norteadores à Reconfiguração da Prática Docente no Hospital Lêda Vírginia Alves Moreno;
Regina Lúcia Giffoni Luz De Brito

 

Mesa 71:
Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade

Moderador: Maria Manuela Guilherme Sala: F2.22 ENGENHARIAS I
73 Encontros culturais para promoção da educação intercultural: uma perspetiva comparatista Margarida Morgado
184 Finding meaning in measurements of intercultural competences Maria del Carmen Arau Ribeiro
228 Estudo comparativo intercultural entre Freire e Dewey: o sul e o norte nas matrizes «pós»coloniais das américas Maria Manuela Guilherme
236 De intercultural role of literature in foreign language teaching- a comparative study (Portugal and Japan) Mark Sawyer;
Ana Matos
445 Educação estética e artística em sistemas de ensino europeus: análise comparativa Raquel Filipa Santos Mateus
366 Mediação de Conflitos: um exercício de cidadania Elisabete Pinto da Costa;
Renata Teles